Buenos Aires Rojo Sangre 2014

BARS - Buenos Aires Rojo Sangre

BARS – Buenos Aires Rojo Sangre

 

O Buenos Aires Rojo Sangre (BARS) é um dos poucos festivais especializados em filmes dos gêneros terror, fantástico e bizarro que existem e está orientado basicamente a produções independentes e de baixo orçamento (que caracterizam a maioria dos filmes destes gêneros). Além de ser o festival de cine fantástico mais antigo da América Latina, hoje em dia se converteu em programa obrigatório para todos os amantes deste tipo de filmes.

O festival surgiu com a crescente produção de filmes de terror na Argentina que não conseguiam espaço em festivais mais formais, muito menos nas salas de exibição tradicionais locais. A primeira edição do BARS aconteceu em dezembro de 2000 no auditório da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, para um público limitado.

De lá pra cá, o festival cresceu não só em matéria de público mas também em número de filmes participantes e em horas de exibição, somou categorias competitivas de curtas e longas-metragens e mudou várias vezes de sede. Há vários anos o festival acontece sempre no fim do mês de outubro, coincidindo com o Halloween.

Em 2014, o BARS completa 15 anos. Para comemorar, a grande novidade é que o festival se amplia de 7 para 11 dias dedicados ao cine de terror. O festival começa hoje, dia 30 de outubro e termina no dia 9 de novembro.

Buenos-Aires-Rojo-Sangre-poster

Buenos Aires Rojo Sangre pôster

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 2014

 

Competição Internacional – reflete o panorama de cine de terror independente do mundo todo, vai contar com títulos de Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá, além de filmes argentinos.

Competição Iberoamericana – enfoca a cada vez maior produção de filmes em espanhol, com participação de filmes do Chile, Venezuela, Espanha e Argentina.

Competição Bizarra – novidade deste ano, esta competição exibe as produções mais estranhas, delirantes e divertidas de todo o mundo. Participam filmes argentinos, canadenses, norte-americanos, turcos, entre outros.

O festival conta também com competição de curtas, retrospectivas temáticas e seções paralelas. Além disso, também organiza atividades especiais, como oficinas de formação, debates e mesas redondas e apresentação de livros. As atividades especiais são com entrada grátis.

XV Festival Buenos Aires Rojo Sangre: De 30 de Outubro a 9 de Novembro de 2014

BARS 15 anos

BARS 15 anos

Complejo Monumental – Lavalle 836, Buenos Aires

Valor da entrada: $25 pesos

Página Oficial (Programação completa, horários, jurados e prêmios, etc.)

www.festivalrojosangre.com.ar

Nada melhor que entrar na onda de Halloween assistindo filmes de terror pra passar uns medinhos. Para todos que curtem esse gênero, quais são os seus filmes de terror favoritos? Deixem a sua opinião nos comentários!

Um pensamento sobre “Buenos Aires Rojo Sangre 2014

  1. Republicou isso em A casa do terrore comentado:

    Um festival de cinema inteiramente dedicado aos filmes de terror e ficção científica em Buenos Aires.
    O Buenos Aires Rojo Sangre já está em sua 15a edicão.
    Saiba um pouco mais sobre o que rola no festival neste post do meu outro blog Buenos Aires, Buena Onda!

Deixe um comentário